domingo, 26 de julho de 2009

Inclusão imediata e inclusão tardia.

A modernidade traz consigo a marca da velocidade da informação. Nunca foi tão fácil se informar ou adquirir cultura neste conglomerado multifacetado e polifônico da produção cultural. As novas tecnologias nos possibilitam interagir com o pensamento no mundo, assim como instrumentalizar esta interação. O universo da rede nos oferece aquilo que esta sendo gerado no aqui agora. Podemos acessar textos, filmes, música e qualquer forma de expressão cultural produzida ao redor do mundo. No formato prático a tecnologia nos possibilita o auto-atendimento que vai desde uma consulta de preço nos terminais de código de barras em um supermercado, até as informações bancárias em um caixa eletrônico. Viver no mundo moderno é referendar os códigos binários por detrás das imagens virtuais apresentadas na tela de um terminal de computador.

Nossos filhos já nasceram em meio a todo esse conglomerado de informações. As soluções de problemas passam pela habilidade que desenvolvem frente às demandas tecnológicas. Alguns com acesso garantido pelas possibilidades financeiras, outros nem tanto. Alguns simplesmente conhecem termos e conceitos, mas raramente é apresentada a ampla possibilidade de interação. A inclusão imediata, aquela que perpassa o convívio de um mundo ligado em rede, não é garantida simplesmente, por estar neste mundo. Muitas comunidades ainda se encontram a margem desse mundo. Pobres, índios, deficientes, e todos aqueles que perdem o contato ou por exclusão social e econômica, ou por improbidade dos sistemas sociais e políticos que deveriam garanti-las. Ao se resolver o problema da inclusão imediata, que passa apenas por vontade política, não necessitaremos da inclusão tardia, daqui a alguns anos. Mas e hoje, como pensar estas comunidades que ao longo de suas vidas nenhum contato teve com a intrincada rede de tecnologias e que se vê obrigada a adaptar-se do dia para noite, idosos desesperados na frente de um caixa eletrônico, contando com a paciência de um atendente ou de um transeunte que possa lhe auxiliar. Pessoas sábias que ao se deparar com a ignorância dos mecanismos de comunicação tem sua auto estima abaladas. E ainda aquele que frente a seus filhos incluídos não são merecedores de atenção, já que estão ainda no século passado.

A inclusão imediata pode ser resolvida com vontade política de nossos governantes, mas a inclusão tardia pede mais, pede a percepção relativista que garanta ao ritmo particular de cada um, acesso aos meios. Se não for assim o mundo cibernético que possibilita a rapidez da informação sempre estará a serviço de poucos e desta forma novamente nos depararemos com novos apartheids que garantem as diferenças. Lembrando Nietzsche – para quem a cultura ainda é uma forma de poder, onde os que detêm o saber detêm o poder.

62 comentários:

  1. infelizmente moramos no Brasil, onde o acesso a certas modernidades chegam em classes privilegiadas e estados, deixando de lado os mais necesssitados, pois ficam no mundo desconhecidos (melhor dizendo no mundo da lua), até o bolsa familia é através de cartão de credito (coitados)aí aparecem os aproveitadores, é um absurdo como pode dar um cartão se o pobre coitado não sabe nem acessar...mas a inclusão digital no Brasil e para Inglês ver na realidade está engatinhando.
    (woston)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não são todos que têm este privilégio,poi alguns passam por alguma dificuldade financeira,outros porque tem dificuldade em aprender mesmo.E daí?políticos não se importam tanto com isso e quando as informações chegam até as pessos mais velhas que não estão aptas ao convívio moderno elas sofrem até humilhações ás vezes,afinal ...quem já nasceu no mundo modreno nunca terá paciência em esperar os outros a se adaptar como nós!!!Andresa.adm

    ResponderExcluir
  3. Existe ainda hoje em plenos tempos modernos a exclusao digital em grande parte do nosso pais sou a favor da inclusao imediata para que mais para frente nao precisamos investir mais na tardia.
    Danubia Ferreira

    ResponderExcluir
  4. sem duvida a inclusao digital é um desafio a nossa sociedade... a falta de interesse de nossos governantes como é citado acima faz a diferenca para uma nacao cada vez mais atrasada em relacao aos outros paises. o interesse dos idosos demonstra que a vontade de interagir e evoluir (como pessoa) num mundo dinamico ha tempo de mudarmos a situacao e levar como exomplo as nossas criancas... devemos incentivar a inclusao digital o quanto antes pois estamos na era da informacao.

    ResponderExcluir
  5. Inclusão imediata e inclusão tárdia.

    Vivemos na era da informação, mas (não apenas)por fatores econômicos, muitas pessoas não têm acesso as novas informações. Que hoje são transmitidas, principalmente, pelas novas tecnologias.
    Assim, como na educação de um modo geral, é necessário incluir nas políticas públicas programas que realmente possibilitem o aprendizado em todas faixas etárias.
    Hoje, interagir com novas tecnologias é, além de tudo, ter acesso a cultura e educação.
    Cleverson Michel Rosa.
    2 semestre administração (semar).

    ResponderExcluir
  6. A inclusão imediata não tem o devido apoio do governo nos estados brasileiros que são menos desenvolvidos, onde, em alguns casos não há energia elétrica na sala de aula, quanto menos sinal de internet. Apesar disso, aqueles que o têm oportunidade de ter acesso a modernidade digital, se interessam por esse novo conceito de conhecimento e praticidade.
    Na inclusão tardia além de não possuir o incentivo necessário por parte do governo, não há interesse daqueles que viveram a maior parte da vida sem esse benefício e se recusam a obtê-lo, alegando ser um conhecimento desnecessário.
    (LUÍS FABIANO MOLERO DE CARVALHO)

    ResponderExcluir
  7. Moramos infelismente num pais desiqual onde milhares de pessoas ainda não sabe o que é um computador ainda falta muita inciciativa de nossos governantes e do setor privado para a inclusão digital (Fernando cesar)

    ResponderExcluir
  8. Infelismente nosso pais tem esse problema de desigualdade, nossos governates deverim aproximar mais os alunos da rede publica ao mundo tecnologico e a pessoas q vivem em matas como indios q nunca viram um maquina tecnologica
    (CARLOS ALBERTO FIORINI JUNIOR)

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nosso pai tem esse problema de desigualdade, nossos governais deveriam aproximar mais os alunos da rede publica ao mundo tecnológico e a pessoas q vivem em matas como índios q nunca viram uma maquina tecnológica.
    (CARLOS ALBERTO FIORINI JUNIOR)

    ResponderExcluir
  10. Acho que deveria haver um projeto em nosso país com a inclusão imediata nas escolas, tendo em vista melhorar o ensino, assim visando no futuro as pessoas no "mundo digital". Acho legal a inclusão tardia pois assim estamos vendo a curiosidade das pessoas em se manterem atualizada na "era digital". ´

    Éderson

    ResponderExcluir
  11. A inclusão imediata infelizmente não é acessível a todos, com tamanha desigualdade que há em nosso país muitas pessoas não tem acesso a esse conglomerado de informações que facilita muito a vida de todos.
    A desigualdade social, a falta de vontade de nossos políticos são fatores que contribuem muito para o não acesso de pessoas de origem humilde a era digital.
    Basta empenho dos governantes da sociedade em geral para que possamos incluir essas pessoas que nunca tiveram contato com a tecnologia, para que elas possam conhecer esse novo mundo que é internet, porque se não mais tarde a inclusão tardia se fará necessária.

    ResponderExcluir
  12. A garantia de autonomia de um país baseia-se na facilidade de acesso as informações . Só quem conhece a realidade sabe como torna difícil em benefício a todos a inclusão imediata , porque quando uma população inteira dispõe de informações sobre a realidade, ela esta apta para analisar variadas opções que permitam o desenvolvimento , não só individual como também coletivo.

    (Elen rocha)

    ResponderExcluir
  13. A questão da inclusão social é um assunto sério, afinal além da falta de respeito há também o tipo de situação que cada pessoa se encontra. Existem aquelas pessoas que querem aprender, mas "ninguém" disposto a ensinar. Ou então são as condições financeiras, localização, acesso a essas informações. É claro que a inclusão tardia é necessária, mas se a inclusão imediata (no caso o acesso dessas crianças em computadores na escola por exemplo) fosse realmente imediata, ajudaria bastante.

    ResponderExcluir
  14. A inclusão imediata seria muito útil para todos, pois sendo assim, esses indivíduos terão facilidade com o mundo digital e também em sua vida profissional, que ultimamente para quem não souber usar essa tecnologia, serão passados para trás. Como a maioria da população brasileira não tem acesso devido sua condição de vida, e pouco conhecimento de onde usufruir dessa tecnologia, vão deixando sempre para depois. Essas pessoas, mais cedo ou mais tarde vão precisar desse conhecimento, e para adquirí-lo, será difícil, pois o tempo não espera ninguém, e as oportunidades passarão para outros que já possuem isso.

    ResponderExcluir
  15. Hoje nós vivemos na era da informatização e informação. Vivemos em um mundo onde nós somos bombardeados por várias informações diferentes a cada dia.
    No Brasil isso se torna mais complicado, por que muita gente não tem acesso a esse tipo de informação, por que essa informatização ainda é muito precária em alguns lugares do Brasil.
    Puca gente tem acesso a computadores, internet, onde essa informação se torna de difícil acesso. Se as pessoas não conseguem acessar internet em suas casas, elas podem optar em acessar em suas escolas, o que torna isso complicado, pois muitas escolas ainda não possuem internet e quando possuem, ainda é muito restrito.
    Isso poderia mudar se o governo investisse mais. Isso iria fazer com que qualquer pessoa, sem importar a idade, pudessem ter esse tipo de acesso, já que hoje em dia isso é algo muito importante para todos. Buscar esse tipo de informação é essencial e todos tem o direito de possuir essa informação, pois tudo gira ao redor da informatização, uma ferramenta muito importante nos dias de hoje.

    José Antonio

    ResponderExcluir
  16. A tecnologia é algo que facilita a vida de muitas pessoas, desde ir às compras até fazer transações bancárias, pagamento de contas, etc. Porém, esse mundo tecnológico não está acessível a todos, existem ainda aqueles que são marginalizados como índios, pobres...que na maioria das vezes não têm acesso a muitos meios tecnológicos, como celular, computador. A solução para esse tipo de problema está nas mãos dos políticos, uma vez que cabe a eles garantir o livre a acesso a toda a população, mas a maioria não se importa. Logo, o que vemos é que idosos, adultos e até mesmo pessoas que possuem um bom grau de cultura ainda hoje, na ERA DA INFORMAÇÃO, nem mesmo sabe como usar um computador.

    Renata Lima

    ResponderExcluir
  17. ainda que a informatica,tivesse dez anos a frente, não conseguiríamos nos identificar plenamente, com era digital, pois o propósito de um mundo digital esta bem alem das possibilidades de todas as pessoas ter em sua casa uma maquina para poder entra em contato virtual,com várias pessoas, grupos ligados a rede,consulta de assuntos do cotidiano, informações mais rápidas em seu local de trabalho ou residência, ao final estar em contato com mundo informatizado.

    ResponderExcluir
  18. Penso que a inclusão tardia seja realmente mais complexa que a inclusão imediata. Nós que tivemos acesso àss tecnologias desde que foram surgindo, temos facilidade para usar o computador, terminais eletrônicos e cartões de crédito. Já as pessoas com mais idade não tiveram tempo e muitas vezes condições de acompanhar esta evolução tecnológica. Infelizmente esta tecnologia, que deveria unir as pessoas, muitas vezes acaba por excluí-las.

    ResponderExcluir
  19. Viver no mundo moderno, já não é facil,exige muita disponibilidade de informações e acessos, cada vez mais surgindo novas tecnoligias. Mas poucos, infelismente não tendo acesso, as vezes por condições financeiras outros por nem mesmo ter o prvilégio de conhecer um processo tão facil e rápido no mundo digital. No caso da inclusão tardia já dificulta um pouco, porém não estando aptos para grandes desafios no mundo Tecnológicos.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que no mundo de hoje está cada vez mais difícil viver sem os recursos da modernidade, as pessoas não se veêm mais sem um celular sem câmera, computador pessoal, etc. Mas o que acontece é que as pessoas que têm acesso a esses recursos estão cada vez mais conectadas e isso traz uma dependência, pois já estão inseridos em nossa rotina diária. A inclusão tardia muitas vezes pode ser mais difícil por sua adaptação, por isso é mais fácil e recomendável que esta inclusão aconteça o mais cedo possível, para preparar as crianças para um mundo cada vez mais virtual, dinâmico e que tem pressa, e com certeza não vai ficar esperando aqueles que não se adaptarem para continuar rodando.

    ResponderExcluir
  21. A inclusão imediata é um fator que tem fácil resolução para os governantes, basta os mesmos dar um pouco mais de atenção a este assunto, procurando incluir esta tecnologia desde cedo nas escolas. Já a inclusão tardia depende de cada um querer aprender e ter acesso a essa nova era de informação, porém, as pessoas de mais idade, que não tiveram contato com os computadores quando novas, não se interessam em aprender nem ao menos para usar um caixa eletrónico, por exemplo.
    Marcela Ninin – 2º Adm.

    ResponderExcluir
  22. Vivemos em um país,onde muitas pessoas com menor poder aquisitivo, se quer tem esse contato com esse mundo informatizado.
    Acho que falta vontade política dos nossos governantes,em fazer projetos onde esse mundo de informação possa chegar a todas as pessoas,e não somente as pessoas com maior poder aquisitivo.
    Penso que a técnologia tem que ser usada sim ,(para unir e beneficiar as pessoas,e não excluilas da sociedade),como muitas veses vemos nos dias de hoje.

    José paulo ungarelo

    ResponderExcluir
  23. Essas novas tecnologias com as quais convivemos no trabalho no lazer, em casa e nas escolas proporcionão a construção do conhecimento, muitas informações educacionais são disponibilizados na web, mas não sao todos que tem acesso, mesmo com a queda nos preços projetos essa digitalização não chegão a todos,quado falamos em inclusão digital todos devem ser lembrados pessoas da terceira idade, ou aqueles que têm dificuldades de locomoção, portadores de necessidades especiais, as comunidades indígenas, independentes da dificuldade de cada um respeitando e tratando todos eles como ser humanos diguinos de todo informação do mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  24. Hoje o mundo é tudo ditigal e tem pessoas que tem dificuldade para utilizar as coisas digital, como por exemplo, não precisamos mais andar com dinheiro só andar com do cartões magneticos de alguma instituição financeira.
    As pessoas mais antigas já estão tendo que se adaptar com mundo digital, a maioria senti muitas dificuldades e insegurança em lidar com isso, muitas vezes pedem ajuda a pessoas mais jovem e cultas.

    ResponderExcluir
  25. Vimemos no tempo em que a internet faz parte de quase todas as nossas ações.Mas muitas pessoas tem dificuldades e pouca estrutura financeira para aprender a conviver com esse tempo.
    Acho que se nossos governantes investissem mais no povo e na inclusão imediata, hoje teriamos um povo muito mais informado e com isso melhorariamos o nosso país.

    ResponderExcluir
  26. Paralelamente ao mundo dinâmico e informatizado atual (apenas a minoria da população mundial tem pleno acesso), infelismente, existe a chamada "exclusão digital", onde pessoas, por mais variados motivos são privadas dessas ferramentas oferecidas pela informatização. Por obrigação, nossos governates deveriam buscar uma solução imediata para essa situação, pois tanto a exclusão imediata quanto a tardia, são um sério risco ao desenvolvimento social da população mundial.

    ResponderExcluir
  27. hoje em dia no Brasil esta sendo muito facil falar que tem a inclusão digital, que tem varios recursos,onde a pessoa que nao tem a possibilidade economica de se formar ou de obter um curso basico em seu curriculun possa estar sendo incluido nesses projetos.Na maioria das regioes do Brasil podemos ver que ainda falta muitas coisas para que essa suposta inclusao digital chegue ate eles.Se os governantes que tanto defendem essa inclusao digital olhassem mais afundo na situaçao atual do nosso pais nao ficariam falando que o brasil esta melhorando no nivel de alfabetizaçao ou de inclusao social porque muitas pessoas nao tem e nem sabem o que é isso.(nelzo)

    ResponderExcluir
  28. Realmente, esta claro dizermos que hoje vivemos na era da informação, onde jamais houve tanta informação disponível ao homem e do qual a internet e suas facilidades são o mais vísivel e citado ícone. Mas por outro lado, percebemos que tanta informação só serve para aumentar ainda mais a distância entre ricos e pobres, entre o que detém deste e os que não tem acesso a eles. Felizmente, já existe projetos dessa inclusão digital à população brasileira, pois já esta sendo testado em alugumas cidades a internet via rede elétrica, o que seria muito bom pois cerca de 98% da população teria acesso a internet com qualidade, em uma velocidade de 2Mb/s. Mas esta facilidade poderá não chegar à algumas cidades, ou seja, aquelas onde devido a falta de recursos a energia elétrica não chega. (PAULA OLIVEIRA/2º PERÍODO ADM.)

    ResponderExcluir
  29. O sistema de informação é um fato que devemos,nos adaptar pois cada vez os computadores e a necessidade de conhecimentos tende a evoluir e devemos acompanhar a evolução.
    Mas com tantas tecnologias hoje e que nós ajudam de tantas formas,não percebemos com estamos destruindo alguns de nossos valores.Uma criança hoje tem poucos amigos e não brinca mais como talvez nós brincavamos,hoje o seu maior amigo é uma maquina.
    Mas qual o limite para tudo isso,talvez um dia o maior inimigo da raça humana seja uma maquina como no filme de 'eu robo'.

    ResponderExcluir
  30. Essa tecnologia permite que as pessoas se comunique ,tira suas duvidas e compartilha opinioes com os professores de sua materia.E com outras palavras mostra tudo sobre o mundo digital, virtual tem curiosidades e muito mais.Como posso dizer a nova (geração)de pessoas que são os adolescentes de hoje já nasceram no mundo tecnologico .Mas a procura do pessoal da 3 idade ver crescendo cada vez mais com isso aumentando sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  31. A inclusão tardia realmente é complicada, agente que ja nasceu ao meio de tanta tecnologia fica pratica a convivência, já os mais antigos para se adaptarem a inclusão imediata fica difícil por falta de conhecimento e acompanhamento junto a esse conglomeramento de informações. E isso não é nada, estamos entrando na ''era digital'', onde a adaptação será mais complicada.
    (Paulo Fernando)

    ResponderExcluir
  32. Ainda temos a inclusão tardia no Brasil, pois não é do interesse do governo que o povo tenha acesso à informação, que pense e questione...
    Enfim, essa inclusão provoca aceitação humana, independente das dificuldades de cada um e dá possibilidade para que todos aprendam.
    Nossa geração é muito mais audaciosa, não temos medo de errar. Mas as pessoas mais velhas têm dificuldades e até vergonha de tentar. Por isso sou completamente a favor das ONG´s que oferecem este tipo de serviço, pois acho muito bonito e demonstração de força de vontade quando um idoso aprende a dominar a internet, por exemplo. Devemos fazer nossa parte a ajudar, sempre que possível, para que esta sociedade seja um pouco mais justa, pelo menos neste aspecto.

    Josiane Bragança

    ResponderExcluir
  33. Infelismente a inclusão digital não está disponivel para todos, a um grande números de pessoas que não tem acesso a essa tecnologia que está deixando a vida de todos mais prática.
    A inclusão tardia é muito inportante, porque muitos idosos que já fizeram muito para o nosso país,não se sintam excluidos dessa era moderna, e que possam também ter suas vidas mais práticas e se interagir com familiares distantes e pessoas do mundo todo

    Rodrigo 1°Semestre Adm

    ResponderExcluir
  34. Hoje vivemos em um mundo digital aonde tudo se torna mais fácil, pois, sabemos de tudo que acontece no mundo no exato momento do ocorrido.
    Mais ainda estamos com alguns problemas de inclusão de algumas classes sociais nessa era digital como, por exemplo, os idosos que viveram em uma era diferente da nossa e nos dias atuais principalmente no Brasil sofrem algumas discriminações por não conseguirem dominar alguns equipamentos modernos hoje existentes em todo mundo.
    Necessitamos de uma mudança urgente de nossos governantes para que os mesmos possam dar a devida atenção aos idosos que, acredito eu são os que mais sofrem com essas mudanças.
    (Adriana Souza)

    ResponderExcluir
  35. Ainda nos dias atuais é muito comum nos depararmos com pessoas, das mais diversas classes sociais que não estão inseridas no contexto moderno em que vivemos, ou seja, é muito comum vermos pessoas privilegiadas financeiramente que ainda estão à margem da sociedade se tratando de tecnologia. Não pelo fato de obter, mas saber utilizar, mesmo que esta tecnologia tenha chego ao pais com anos de atraso. Inegavelmente, é muito mais pratico e facilita muito nossas vidas, pois temos tudo na ponta dos dedos, mas a inclusão tardia acaba gerando problemas maiores principalmente para idosos e pessoas que não tenham recursos financeiros de usufruir da mesma, logo, acabam perdendo seus empregos em função da falta de qualificação profissional, o que acaba gerando muitos trabalhos informais e também marginalidade, pois se não há emprego, não há comida dentro de casa e há pessoas passando fome, logo, a maioria opta pelo mundo do crime. Devemos parar pra pensar se o país, olhando de uma forma geral, tem determinado suporte pra agüentar todos os problemas acarretados pelo fluxo continuo de tecnologia que nos é despejado a cada instante. E se, principalmente, o governo tem condições de oferecer suportes às pessoas inseridas no país mediante à essa tecnologia.
    De Pesotti

    ResponderExcluir
  36. A INCLUSÃO DIGITAL, SEJA ELA IMEDIATA OU TARDIA, VEM CRESCENDO MUITO RAPIDO. É IMPORTANTE QUE AS PESSOAS ACOMPANHEM ESSE CRESCIMENTO, POIS IRÁ FACILITAR MUITO A ROTINA DIÁRIA, SEJA NO TRABALHO OU EM ATIVIDADES DOMÉSTICAS.
    É NECESSÁRIO UM INCENTIVO DO GOVERNO PARA ACELEAR O PROCESSO DE INCLUSÃO, CRIAR PROGRAMAS DE INCENTIVO PARA AS PESSOAS SE INTERESSAR NO ASSUNTO.

    ResponderExcluir
  37. Nos dias atuais a inclusão no mundo digital é cada vez mais rápida e frequente devido ao grande desenvolvimento tecnológico e cultural, entretanto, no Brasil, ainda existem milhares de pessoas que desconhecem esse ambiente virtual, pricipalmente idosos e populações que se encontram em regiões geográficas desfavoráveis à chagada da informatização. Deste modo, a inclusão tardia tornou-se um meio para que todos possam adaptar-se à Era Digital, mesmo diante de dificuldades econômicas, políticas e sociais, tornando o país um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias da informação.
    (Bruna Lira)

    ResponderExcluir
  38. Inclusão Tardia e Inclusão Imediata

    Hoje vivemos na era da informação, onde todos podem saber de tudo o que acontece no mundo inteiro através do acesso a internet, e com isso as pessoas estão sempre com as notícias atualizadas, além dos privilégios que possuem de poder fazer o pagamento de contas sem sair de casa, através da grande rede de informações.
    No nosso país existem muitas regiões que ainda não tem acesso a essa tecnologia, muitas delas por causa da pobreza. Existem também programas de inclusão digital onde o governo fornece computadores para as escolas para que os alunos tenham acesso ao mundo das informações e aprendam a utilizar dessa tecnologia para melhorar seu desempenho educacional e adquirir mais conhecimento.
    Com a inclusão tardia fica mais difícil a adaptação das pessoas para o mundo virtual e isso impede o desenvolvimento social delas.

    ResponderExcluir
  39. Acredito que com a tecnologia o mundo se torna pequeno para as grandes inovações.
    A inclusão digital desenvolve-se cada vez mais na sociedade. Embora a tecnologia esteja bastante avançada, algumas pessoas, por situações financeiras não tem possibilidade de acesso a essa inclusão. O melhor seria se todos pudessem ter a inclusão imediata, pois ficaria mais fácil a interação com os meios tecnológicos. Porém, acredito que de certa forma, a inclusão tardia gera preocupação aos mais velhos, pois as pessoas que não tiveram a inclusão imediata, acabam tendo dificuldade de se adaptarem com o mundo tecnológico, causando constrangimentos e abalando a auto-estima dessas pessoas.
    Kátia

    ResponderExcluir
  40. Nos dias de hoje, precisamos acompanhar o crescimento do mundo, sempre renovar nossos conhecimentos e procurar adquirir mais e mais informações e aprender o máximo que puder para não ficarmos para tráz... Mas infelizmente nem todos tem os mesmos previlégios, não tem as mesma condiçoes de adquirir conhecimentos e informações. Vivemos em um mundo muito injusto, existe pessoas que tem muito e outras não tem nada,precisamos mudar o quanto antes este conceito, precisamos que nossos governates pare de pensar em seus próprios benefícis e comece a ajudar as pessoas que realmente necessitam. A inclusão tardia no mundo de hoje é um prejuízo e tanto, principalmente para as crianças, porque são elas o futuro deste país... O quanto antes elas se interagir nas informações e conhecimentos em geral, vai ser melhor para o crescimento e desenvolvimento delas. E as pessoas que não tem informações e conhecimento precisamos ajudá-las o quanto antes, para que não seja muito tarde a sua inclusão... Para que elas também comece a ter as mesmas informações, para que elas busque o conhecimento e ajude no seu ambiente de trabalho e até mesmo em sua vida pessoal, porque sem informção não somos nada neste mundo. Se cada governate fizesse a sua parte, não seríamos tão carentes de pessoas profissionalizantes, para o mercado de trabalho. Por estes motivo precisamos fazer a nossa inclusão o quanto antes, para que não seja tarde demais.
    Vívian 1º ADM

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Na realidade, apesar de ter demorado muito, o Brasil está transformando e revolucionando o acesso à novas tecnologias. Os alunos das escolas públicas estão, aos poucos, começando a interagir no mundo tecnológico.
    Apesar de muitos estados brasileiros ainda serem "leigos" na área da tecnologia da informação, outros conseguem, por meio do próprio governo, muitas vezes criticado, levar a vários cidadãos informação com tecnologia por meio de computadores modernos e de última geração.
    Algumas pessoas são privilegiadas por já nascerem em um berço tecnológico ,ou seja, suas famílias possuem condições tanto financeiras quanto tecnológicas e de conhecimento para preparar seus filhos e entregá-los ao mundo de avanço tecnológico.
    Outras pessoas, além de falta de condições em ter computador e outros meios de informação em casa, ou por não terem contato com os mesmos, possuem muita dificuldade de adequação a esse novo/velho mundo.
    Digo novo/velho mundo, pois a cada dia que se passa, ou melhor, a cada segundo, o mundo se torna cada vez mais avançado tecnologicamente falando. Cada indivíduo possui a sua maneira de adequação de acordo com suas condições, financeiras e de aprendizagem.
    Esperamos que o mundo nos mostre cada vez mais facilidades de acesso às novas tecnologias/à era da informática, e que o Brasil continue evoluindo de acordo com as suas condições, e que o governo se preocupe cada vez mais com a formação e a introdução dos cidadãos ao mundo moderno informatizado.
    Daniele Grazina
    2° semestre ADM

    ResponderExcluir
  43. hoje em dia com a tecnologia ficou muito fácil para fazer pesquisas, pagamento,compras e falamos com pessoas de outros paises, tudo isso através do computador. E as criança de hoje não querem saber de jogar futebol, brinca na rua, fazer algum esporte, elas preferem ficar jogando no computador, jogar vídeo games, pedem pros pais um celular de ultima geração. Já os mais velhos isso não existia na época deles para fazer uma pesquisa eles tinha que ir a uma biblioteca. Só que essa tecnologia não existe para todos pois as pessoas mais velhas ainda não se adaptaram, e tem pessoas que não tem condição financeira para ter essas tecnologia .

    ResponderExcluir
  44. Não precisamos ir muito longe para ver que é muito comum a falta de inclusão digital nos dias de hoje.
    Poucos tem a chance de aprender ou até mesmo conhecer um computador, uma coisa tão útil e que facilita tanto o aprendizado,quanto a comodidade de comunicação e tarefas, ainda esta muito distante de alguns.
    É preciso que as pessoas que tem acesso a informatização se concientize e façam um pouquinho pra diminuir esse abismo entre muitos e a informatização.

    ResponderExcluir
  45. kelly Cristina Ferreira16 de setembro de 2009 às 08:20

    Kelly

    Infelizmente hoje em nosso pais a tecnologia não chega em todos os estados brasileiros.Em algumas escolas nem ao menos tem um computador com internet.Por falta de ajuda de nossos governantes a inclusão tardia só aumenta.

    ResponderExcluir
  46. O Brasil possui uma analogia critica na sua devasão digital, a população em determinados lugares não esta adepta, vivenciamos isso no nosso cotidiano em bancos e outros serviços, a inclusão tardia problema serio e preocupante para nossos governantes, que não pensam como a população que assiste isso a olhos semi abertos. Necessitamos de uma política publica num problema que pode causar serias consequências, para os que vivem com o crescimento delas, nossos filhos e nossos netos não teram esse problema visto que já nascem com a tecnologia em mãos cada mais abundante, mas o que não tem uma inclusão e que irão adquirirá tardiamente sofreram muito no nosso mundo tecnológico.
    Tamara Silva 2º Período de Administração

    ResponderExcluir
  47. Pensar em inclusão digital sem antes pensar em educação de qualidade é como dar microfones a macacos, ou a crianças como queira, vai apenas fazer barulho...
    Realmente todas essas pessoas devem ter acesso a informação, como citado acima, há ainda muitas pessoas que não tem acesso, depende muito da classe, e educação, foi citado ainda as tribos, mas enfim, eu acredito que realmente é um problema político, saber é ter poder e as pessoas são egoístas demais para repartir o poder de liberdade que é o saber.
    O saber liberta e nos torna ser-humanos melhores (ou piores)mas isso é um problema de cada um,
    Quem sabe nós agora estudantes podemos fazer um Brasil diferente, podendo repartir o pão e dar a essas pessoas um futuro melhor com educação e participantes de tudo que é moderno.
    Zenaide Meloni.

    ResponderExcluir
  48. Hoje percebemos no dia a dia a força da tecnologia e a velocidade como se expande, e isso deveria estar ao alcanse de todos, mas infelizmente o acesso a essas informações tecnologicas ainda é para poucos,entre os motivos o fator sócio-econômico e inrresponsabilidade de políticas públicas que não investem em escolas, empresas, serviços publicos, equipamentos e profissionais como professores.A inserção dessas pessoas ao mundo digital ocorre por inclusão social.

    ResponderExcluir
  49. MEIRE CRISTINA DISSE:
    Hoje percebemos no dia a dia a força da tecnologia e a velocidade como se expande, e isso deveria estar ao alcanse de todos, mas infelizmente o acesso a essas informações tecnologicas ainda é para poucos,entre os motivos o fator sócio-econômico e inrresponsabilidade de políticas públicas que não investem em escolas, empresas, serviços publicos, equipamentos e profissionais como professores.A inserção dessas pessoas ao mundo digital ocorre por inclusão social.

    ResponderExcluir
  50. É muito bom vivermos na era da tecnologia, ela veio para facilitar as nossas vidas tanto no ambiente de trabalho, quanto no social. Mas infelismente não são todos que podem ter este privilégio devido a situação econômica. Devemos lutar para que essa situação melhore cada vez mais para vivermos num mundo melhor.

    ResponderExcluir
  51. Hje o Brasil busca promover programas afim de alavancar a inclusao digital. Parcerias privadas para ajudar a comunidade mais carente obter tal recurso. Inclusão digital é trazer a pessoa para a rede, ENSINÁ-LA a navegar, se expressar, conversar, e conhecer um mundo novo. O que falta para essa realidade habitar mais nosso país é investimentos em educação, que é dever do estado e de direito de todo cidadao brasileiro.

    ResponderExcluir
  52. Em tempos modernos no qual vivemos não se deve ficar desatualizado pois as informações se atualizam constantemente e outras novas tecnologias surgiram.
    Aquelas pessoas ignorantes ou marginalizadas pela falta se informação sofrerão constantemente..pois o mundo esta girando sobre informaçoes, e aquele que ficar desabitualizado com a nova Era, sera apenas mais um leigo, vegetando num ambiente robotico, eletronico e tecnologico.

    ResponderExcluir
  53. Hoje, interagir com novas tecnologias é, além de tudo, ter acesso a cultura e educação. Mas muitas pessoas tem dificuldades e pouca estrutura financeira para aprender a conviver com esse tempo.No nosso país existem muitas regiões que ainda não tem acesso a essa tecnologia, muitas delas por causa da pobreza. Existem também programas de inclusão digital onde o governo fornece computadores para as escolas para que os alunos tenham acesso ao mundo das informações e aprendam a utilizar dessa tecnologia para melhorar seu desempenho educacional e adquirir mais conhecimento. A inserção dessas pessoas ao mundo digital ocorre por inclusão social.

    ResponderExcluir
  54. A inclusao digital é um desafio a nossa sociedade, aqueles que o têm oportunidade de ter acesso a modernidade digital, se interessam por esse novo conceito de conhecimento e praticidade. Na maioria das regioes do Brasil podemos ver que ainda falta recursos..Se o governo investisse mais nesse assunto o Brasil iria ser um pais melhor

    ResponderExcluir
  55. Muitos imaginam que, em países pobres, não se deveria nem falar em inclusão digital enquanto há pessoas com fome e desempregadas na rua. O problema é que são as nações pobres as quais, justamente, costumam se beneficiar melhor das ações includentes.
    Há uma série de iniciativas de inclusão digital que merecem destaque nos chamados “países pobres”, que ilustram como o acesso às tecnologias e uma pitada de boa vontade podem mudar um cenário de pobreza.
    Empurrar computadores nas casas apenas com incentivos governamentais não é produtivo, porque o dinheiro investido na idéia poderia ser utilizado em projetos de economia social e desenvolvimento, os quais podem envolver tecnologia ou não. Mas vender computador por vender, independente do preço, não melhora a qualidade de vida de ninguém. O acesso à ferramenta [computador] é importante, porém, com um sentido mais amplo e coletivo de melhoria social.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Mesmo nos dias atuais, ainda nos deparamos com este tipo de situação,principalmente em Países pobres, onde os habitantes possuem baixa renda ou ate mesmo nenhuma. No Brasil a situação não é muito diferente, geralmente se fala em técnologia, em inclusão digital onde há pessoas com bom nivel social, pessoas de baixa renda, muitas vezes não tem nem conhecimento sobre as mudanças de tecnologia, quem dirá de inclusão digital. Incetivos governamentais não seriam uma má idéia, desde que começem com a inclusão da técnologia de forma mais leve, apresentando a essas pessoas os novos conceitos que estão sendo usados, ensinar elas a se implantar nesses meios e por fim implanta-los para que todos tenham acesso aos mesmos.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. INFELIZMENTE TEMOS MUITA DIFICULDADE EM LIDAR COM O PROBLEMA DA INCLUSÃO NO NOSSO PAÍS. MUITOS BRASILEIROS NÃO TÊM CONDIÇÕES DE TER UM COMPUTADOR E TAMBÉM EXITEM OS CASOS DE QUEM NÃO SABE USÁ-LOS. O PROBLEMA SERÁ RESOLVIDO QUANDO NOSSOS GOVERNANTES RESOLVEREM PENSAR UM POUCO MAIS NAS PESSOAS DO QUE EM SI MESMOS, PROPORCIONANDO FACILIDADE DE ACESSO À TECNOLOGIA E PREPARANDO PESSOAS QUE POSSAM AJUDAR QUEM TEM DIFICULDADE. INCLUIR SOCIALMENTE QUEM ESTÁ PRATICAMENTE FORA DESSE MUNDO DE TANTA TECNOLOGIA SERIA O PRIMEIRO PASSO. LIBERANDO OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA INCLUIR TANTO AS PESSOAS MAIS VELHAS QUANTO AS MAIS NOVAS NESSA ERA DIGITAL, SERIAM OS DIFERENCIAIS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA INCLUSÃO IMEDIATA E TARDIA.

    ResponderExcluir
  60. A inclusão imediata não está tão longe de nossa realidade, pois, pelo menos nos estados mais desenvolvidos (ricos),todas as escolas tem uma sala de informatica, porém nem um terço delas funcinam vemos isso muito proximo de nossos olhos, contudo o governo passa a mandar apostilas para salas de aula que necesitam diariamente de pesquisas via internet(ironico),as salas de informatica de algumas escolas estão montadas para mostar que existem porém nunca são utilizadas, falta atitude da população para que isso pare de acontecer... Se os governantes aproveitassem mais o dinheiro publico, podiamos diminuir os problemas também com a inclusão tardia,aproitando estas salas geralmente inutilizadas. O problema é onde a informação é escassa como na maioria dos estados mais pobres e nas tribos indigenas onde até o ensino basico é dificil...

    ResponderExcluir
  61. Infelizmente no Brasil, não são todas as pessoas que tem esse privilégio da ERA DA INFORMAÇÃO E MODERNIDADE.Muitas por causa da sua condição financeira, não conhecem as técnologias do mundo moderno de hoje em dia.Onde podemos comprar sem sairmos de nossas casas, assistir filmes, acessar nossas contas bancárias, pagar contas e etc...
    O nosso governo deveria investir mais, para que essas pessoas de baixa renda pudessem ter algum tipo de acesso, assim ficariam atualizadas com o mundo digital, podendo assim contribuir para um maior desenvolvimento social.

    Viliane M Pinheiro

    ResponderExcluir