domingo, 27 de setembro de 2009

Minha história como o EaD

Fiz várias buscas sobre a História do EaD e os principais eventos se repetem, alguns mais cronológicos outros mais dissertativos (Links interessantes com a cronologia do desenvolvimento do EaD, tanto no mundo como no Brasil : http://www.vdl.ufc.br/catedra/telematica/cronologia.htm#_Toc457632061 e http://www.vdl.ufc.br/catedra/telematica/cronologia.htm#bras ). Salta aos olhos que o caminho se define, lado a lado com a evolução dos meios de comunicação de massa. Cada movimento desta evolução que se define pela necessidade da criatividade em busca de alternativas no sentido de diminuir a distância entre quem detém o conhecimento e quem não o possui ainda, mas vê nele a possibilidade de aprimoramento e desenvolvimento de autonomia. O vértice deste desenvolvimento, a meu ver, é necessidade e a vontade de quem busca a informação. Nas escolas tradicionais o aluno se conduz, ou é conduzido, aos templos de difusão do conhecimento, mas nem sempre é portador da motivação necessária ao aprendizado. A instrução formal, pré-estabelece aquilo que teoricamente seria necessário saber para o pleno exercício da cidadania, diferente da educação à distância, que a iniciativa da busca é do próprio aluno e neste caso amparado por suas necessidades e com motivos suficientes para o seu aprendizado.

Ao invés de continuar repetindo datas e eventos importantes (sem negar que são de extrema importância) desta trajetória, penso que posso valer-me de minha experiência pessoal para construir uma outra historiografia, então farei uso desse exercício de reflexão para traçar o caminho percorrido por mim junto à educação a distância e com isso, tentar contribuir, senão com a cultura geral, mas com a estruturação de meus pensamentos.

Contava eu com aproximadamente quinze anos (já se vão trinta), era um aluno mediano, sem grandes talentos a evidenciar e estudava em uma destas escolas de tempo integral, onde em um período recebia educação formal curricular e em outro, formação profissionalizante. Esta instituição, como muitas outras, tinha o hábito de promover concursos com temas sazonais entre os alunos com diversas modalidades e gêneros de atividades. Em um desses concursos, o gênero escolhido foi o desenho a mão livre e em minha ingenuidade, arrisquei alguns rabiscos e entreguei ao meu professor como participante. Na exposição dos trabalhos selecionados não encontrei o meu e me pareceu óbvio já que todos os que ali se encontravam tinham características peculiares, o traço era impecável, jogos de luz e sombra, proporcionalidade e simetria entre outras características comuns aos desenhistas e artistas plásticos. Antes de um sentimento derrotista de incapacidade, pensei... – se foram meus jovens colegas os responsáveis pela assinatura de autoria daqueles trabalhos então não haveria de ser tão difícil de aprender, o que me faltava era técnica e habilidade para o gênero. Foi ai que convenci vinha avó (que naquela época me custeava), a pagar um daqueles cursos de desenho publicitário que comumente podia se ver em catálogos espalhados pelas agências de correios. O curso em questão prometia apostilas e material para atividades e exercícios. Fiquei encantado e fascinado ao receber todo o material em uma única remessa e durante um ano testei minha paciência e minha determinação. No ano seguinte pude ver o meu trabalho exposto entre os selecionados. Tratava-se de uma das publicações do Instituto Universal Brasileiro pelo qual nunca fui diplomado, mas que a partir do desequilíbrio provocado pela minha inaptidão ofereceu-me a possibilidade de desenvolver a habilidade que hoje pode ser apreciada por minha filha que sempre me solicita ajuda nesta modalidade de atividade. Posso afirmar categoricamente que este foi meu primeiro contato com a história do EaD e para os críticos do IUB posso garantir que exercícios e informações que garantem habilidades com certeza podem ser encontrados em seu material didático, a questão esta na motivação e na capacidade de auto-aprendiz de quem se dispõe a usa-lo.

Em outro momento de minha vida, agora um pouco mais velho, prestes a prestar concursos vestibulares, tive mais dois encontros com a História do EaD. O primeiro quando estudava na casa de uma colega de colégio para as provas bimestrais, seu pai era um prospero empresário da Indústria de Equipamentos Pesados de minha cidade e em um determinado momento ele se juntou a nós, como que averiguando nosso desempenho, começou a narrar a importância de se ter o conhecimento formal para conquistas no futuro já que ele sofrera muito por não ter tido tal oportunidade. Indagado por mim, como conquistará seu sucesso sem tal educação se dirigiu ao outro cômodo e voltou com algumas apostilas amareladas de um curso que havia feito ainda menino, por correspondência. O nome da instituição me foge a memória, mas o curso versava sobre fundamentos da engenharia mecânica. Naquele momento a imagem de quem busca alternativas ao seu destino ficou grado em minha memória. O terceiro encontro, quase na mesma época, se deu quando eu lia descomprometidamente uma Biografia de Mikhail Sergeevich Gorbachev, onde me deparei com a informação de que antes de cursar Direito na Universidade Estadual de Moscou teria se formado a distância em um curso de agronomia (provavelmente de nível técnico), e hoje ao investigar a história do Ead pude confirmar que esta possibilidade era real para os moradores das zonas rurais da extinta União Soviética.

Penso que estes relatos possam ser importantes (são para mim que hoje entendo a capacidade do EaD em possibilitar informação a pessoas que normalmente ficariam a margem da sociedade da informação) para ajudar a compreender que a história do EaD esta muito próxima de nosso cotidiano e porque acredito que a história vai alem de datas e eventos, vai ao cotidiano de pessoas simples, que como eu dificilmente contribuirão com feitos notáveis para a humanidade, mas que de pequenos relatos constrói uma história viva que pode ser transmitida de geração a geração, como aqueles relatos deixados por nossos pais e avós que receberam de seus pais e avós.

A propósito, um marco importante recente na história do EaD é a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional de 1996, que em seu artigo 80 determina ao poder público o incentivo ao desenvolvimento e a veiculação de programas de Ensino a Distância em todos os níveis e modalidades de ensino e educação continuada.

50 comentários:

  1. Vivemos atualmente na Era da Informação, utilizamos informática, telefone, televisão, etc. para quase tudo: informação, comunicação, lazer, etc. já que podemos nos utilizar desses inúmeros meios para tantas funções distintas, por que não utilizá-los para estudar, aprender, adquirir novos conhecimentos? Essa é a proposta oferecida pelo EaD, é uma chance única de adquirir novos conhecimentos sem sair de casa, sem gastar muito dinheiro, já que os cursos a distância são relativamente mais baratos e por esse motivo podem alcançar um público sem muito poder aquisitivo.
    O mais importante para fazer um curso a distância é motivação, como deixa claro até mesmo sua história com o EaD, é preciso ter força de vontade,determinação e organização. As pessoas em geral estão acostumadas com o método clássico de ensino, que é presencial, em que o professor geralmente fica em um monólogo à frente da sala e todos apenas ouvem, não surge muito interesse em buscar informação e é justamente isso que se aprende no EaD, aprende-se a aprender, a buscar as próprias informações, a questionar o que é passado, etc. o aluno deixa de ser mero coadjuvante para tornar-se protagonista do próprio aprendizado, começa a buscar o conhecimento por si só, e isso é algo que leva para a vida, não apenas durante o curso, passa a ter mais independência e a ser mais crítico em relação a toda e qualquer informação passada, não aceita a primeira que ouve, como possivelmente faria antes do curso.

    Renata Lima

    ResponderExcluir
  2. EaD=...Tecnologia...Informação...Base de dados...Conhecimento...
    O que dizer de algo tão bom e eficiente mas tão pouco explorado, ainda, mesmo nesse momento de tanta evolução tecnológica?
    O EaD, é a evolução da formação profissional tanto tecnica, quanto em graduação e consequentemente pós-graduação, entre outros. Basicamente no mundo em que vivemos hoje, onde tudo se transforma, a Educação a Distância, está frente a frente com os nossos conhecimentos mais profundos, ou seja, muito do que sabemos nos foi acrescentado devido às informações que vieram de outros meios, não somente do ensino presencial, mas de meios de comunicação como TV, internet, livros, revistas jornais e até mesmo quando estamos no ônibus a caminho de casa, ou em uma roda de amigos. A informação passa por nós de várias maneiras, mas infelizmente muitas pessoas não conseguem absorvê-las.
    De fato, o EaD é algo surpreendente que está em nossas mãos, mas apesar de ser acessível para muitas pessoas, exige planejamento de tempo e dedicação, pois se o indivíduo não conseguir conciliar o seu tempo livre e dedicá-lo ao estudo do EaD, de nada valerá a facilidade que esse sistema lhe oferece.
    Além de acessível, o EaD também é algo que ajuda as pessoas a formar opiniões de acordo com o conhecimento adquirido, por meio de informações coletadas pelo EaD e pelos meios de comunicação em massa.
    Para quem está acostumado com o método tradicional de ensino será difícil fazer algum curso de EaD, mas com dedicação tudo é possível, conheço algumas pessoas que trocaram o método tradicional pelo EaD, e estão satisfeitos e com o conhecimento praticamente no mesmo nível e até mesmo superiores, de quem tem o método de ensino tradicional.
    A internet oferece vários cursos á distância, e vários e-books para download grátis, por isso só depende de nós adquirir informações e absorvê-las, para futuramente expandirmos nosso conhecimento.


    Daniele Grazina

    ResponderExcluir
  3. EaD, algo pouco conhecido, pouco explorado e ninguém nrm imagina o quanto o EaD é uma ferramenta muito boa para o aprendizado. Poucas pessoas tem conhecimento do EaD e da sua importãncia no aprendizado.
    Hoje nós vivemos em um mundo onde a informação e o conhecimento é algo que o ser humano precisa buscar. A internet oferece muitos cursos de EaD, más para uma pessoa que está acostumada com o ensino tradicional, tem que se dedicar muito para conseguir fazer um curso de EaD, más nada que uma boa dedicação e paciência resolva esse problema.Se você não tiver tempo disponível e uma boa dedicação, de nada valerá o EaD para essas pessoas.
    O EaD é uma ferramenta que traz muitas facilidades para aquela pessoa que não pode estudar fora. Ele vem com o objetivo de que as pessoas consigam estudar, adquirir conhecimento sem sair de casa, e já que hoje em dia podemos ter essas ferramentas em nossas casas, porque não começar explorar um pouco mais. Esse é um dos principais objetivos do EaD, trazer conhecimento auelas pessoas que não podem estudar ou pagar por m determinado curso. Ele serve para nós podermos expandir os nossos conhecimentos.

    JOSÉ ANTONIO

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A necessidade de se adquirir novos conhecimentos tem levado milhares de pessoas a buscar a Educação a Distância como um meio eficaz e menos custoso de aprendizagem capaz de transformar o futuro de uma nação.
    Porém essa busca por conhecimento só terá valia se houver motivação do próprio indivíduo, pois caso contrário o curso não trará nenhum proveito cultural ou financeiro para o mesmo.
    Por isso, o poder público tem se engajado cada vez mais para apoiar o desenvolvimento do EaD, pois através dele a sociedade poderá adquirir maiores habilidades e capacitação profissional, transformando o país em um ambiente propício ao crescimento intelectual de sua população.

    Bruna Lira

    ResponderExcluir
  6. A educação à distância evoluiu muito, e é cada vez mais usado esse método de ensino.
    O indivíduo que estuda à distância precisa estar dedicado e interessado, pois toda a parte de busca, informações etc, vai partir somente dele para suprir suas necessidades e melhorar seu aprendizado.
    Existe várias formas de aprender com o EaD, vários temas e cursos que possibilitam qualquer pessoa que não têm acesso fácil à escolas de aulas presenciais, à ter uma formação e após um emprego, e o que mais impressiona, é o fato de que o aprendiz será capaz de desenvolver sua tarefa com iniciativa, facilidade de resolver problemas, tudo porque no EaD depende exclusivamente do esforço do aluno, e isso ficará para sempre com ele.

    ResponderExcluir
  7. A Educação a Distância é sem duvida um excelente recurso para aqueles que não tem disponibilidade financeira e de tempo para ingressar em uma universidade então essa ferramenta vem a auxiliar essas e outras pessoas que moram em lugares distantes onde não é possível freqüentar um curso presencial,por isso o EaD cada vez mais vem sendo utilizado por uma boa parte dos brasileiros que vêem nessa importante ferramenta a oportunidade de obter conhecimentos e crescimento profissional, mais para que isso seja possível é preciso ter dedicação,empenho,pois esses cursos a distância são muito rigorosos e requer muita organização e determinação por parte dos interessados.

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais com a tecnologia as pessoas passam a ter mais recursos para estudar,a Educação A Distância, possibilita novos conhecimentos técnicos e tecnológicos não necessitando de aulas presenciais e encurtando caminhos. Levando possibilidades as pessoas que moram em regiões distantes, bastando para isso dedicação e desempenho.
    Mas falta por parte do governo investimentos na area de EAD para as pessoas que mora em regiões menos desenvolvidas do país.

    ResponderExcluir
  9. O EAD é sim importante como qualquer outro meio de aprendizado, a diferença é que pessoas que não tem acesso à área urbana podem ter acesso ao conhecimento. Hoje em dia não há mais desculpas para não aprender e ter uma formação, claro que a questão financeira pesa, mas com o passar do tempo as coisas estão cada vez mais facilitadas, inclusive o acesso ao aprendizado.
    Gostei do exemplo de Mikhail Gorbachev porque é motivador e mais ainda do pai da amiga do prof.Paulo, onde percebemos que este era uma pessoa comum e através da perseverança no estudo se tornou um empresário de sucesso.
    Vejo nisso tudo um ponto positivo em nosso país, porque se existe essa evolução na área do ensino é porque com certeza o país está se desenvolvendo, ou seja, as autoridades tem investido nas pessoas (mesmo que a passos curtos).

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. A informática está proporcionando muitos lados positivos diante a educação, desde que seja usado o seu lado util e educacional, com isso foi planejado o curso de EaD por meio cibernetico e facilitou ainda mais o aprendizado àquelas pessoas que moram distantes das metrópoles ou tem algum obstáculo que os impessa de ir a uma instituição. Porem, o curso de EaD com todos os seus pontos e conceitos faz com que as pessoas se acomodem, e vivenciam por si só por trás de uma tela, nao irao ter o contato fisico com outros do mesmo ramo.
    O curso de EaD pode ter um grande resultado depende do esforço de cada estudante, basta se dedicar e estar ciente doque pode vir pela frente e todas as demais complicações.

    ResponderExcluir
  11. É essencial o conhecimento e interesse de varias busca entre um estudo presencial ou não, porém o conhecimento adquirido com EaD não é mesmo do presencial, mas de certa forma possibilita o aluno que não tem recursos financeiros e tempos disponíveis para freqüentar o curso pois demanda mais tempo do que o outro, ambas as partes favorecem ou não,depende das pessoas que se dispõe interesse, pois cada caso é um caso. Embora tudo seja trabalhoso e de certa forma exige mais disposição para com o aluno, porém tendo força de vontade e atitude acredita que é o primeiro passo a seguir, para que assim possa estar apto a vencer seus objetivos a qual este se torna a diferença.


    Adriana Rsende

    ResponderExcluir
  12. saviodevita@gmail.com Uma das coisas mais importantes para se fazer um curso a distancia (ead)se consiste na motivação ,como eixa claro até mesmo a sua grande ,historia com o (ensino a distancia)para isso precisa muita força de vontade ,organização e desempenho.
    AS pessoas estão acostumados a ir para a escola do jeito normal, como posso dizer (classico).
    MAs agora com o avanço da tecnologia as pessoa do mundo podem se formar mesmo não tendo condições de estar no local (escola)para estudar e se formar,o EAD fa isso para você.

    ResponderExcluir
  13. Concerteza o EAD, esta cada vez mais se destacando,com o EAD podemos ver que pesoas cujo moram em lugares totalmente afastados ousemcondiçoes de pagar ou se deslocar pra uma faculdade, estão dispostos a estudar e se profissionalizar perante a um curso em que podem estudar em suas proprias casas,ate mesmo no onibus com essa nova tecnologia 3G onde podmos acessar qualquer coisa por um aparelho movel.Comessa era da tecnologia se abrangendo cada vez mais, o mundo digital esta cada vez mais acessivel, hoje rm dia vemos que celulares, computadores e televisoes estao cada vez mais baixando seu custo.Com isso as possibilidades e chances de se formar ou obter um diploma está cada dia mais se destacando..
    A pessoa que esta do otro lado da "telinha", com garra força de vontade e muita determinaçao acaba se esforçando mais e garantindo o seu futuro diante daqueles que estao frequentando uma universidade e nao estao levando a serio.Essa oportunidade esta sendo vista para muitos e ja é um avanço na educaçao e na tecnologia.

    nelzo

    ResponderExcluir
  14. Na modalidade à distância, o aluno não precisa estar freqüentando a sala de aula para aprender, visto que a presença do professor será feita por meio de um sistema que compreende material didático especialmente preparado, tutoria à distância no ambiente virtual dos cursos, entre diversos outros elementos utilizados há muitos anos por conceituadas universidades do mundo. A Interação, autonomia e liberdade, são palavras cada vez mais motivadoras incentivando alunos para essa nova modalidade, isto é, ter segurança dos pontos positivos e negativos diante dessa nova forma de educação, ainda é o melhor a fazer. Para estudar em um sistema de EAD, é preciso ser capaz de organizar as tarefas do cotidiano, a fim de que o tempo para estudo seja mais bem aproveitado. A disciplina e a organização do tempo diário de estudo são importantes para que sejam cumpridas as tarefas e os prazos determinados. O aluno poderá contar com os tutores, cuja função é ajudá-lo no desenvolvimento de seus estudos, sobretudo na superação das dificuldades.
    A modalidade EAD, na minha opinião seria mais indicado para pessoas que moram distante de uma faculdade ou pessoas que já tenham uma graduação e querem ampliar seus conhecimentos.

    Luís Fabiano Molero de Carvalho.

    ResponderExcluir
  15. A muitos cursos de Ead pelo Brasil, mas que deveriam ser usados apenas pelas pessoas que não tem acesso a um curso presencial. Mas muitos dos que utilizam tem como freqüentar a faculdade perto de sua residência. É muito correto o governo tentar colocar um ensino para todos, mas a varias pessoas que não tem nem acesso a um computador. Já na parte do aprendizado pelo Ead o aluno precisa ter total dedicação com o curso, por serem rigorosos e requer organização do seu tempo, mas para aqueles que podem freqüentar um curso presencial, ainda preferem o Ead, mas julguemos que o curso em sala de aula e bem melhor por ter a dinâmica e opiniões diferentes sobre os assuntos em aula.

    Carlos Alberto Fiorini Junior

    ResponderExcluir
  16. Os meios pelos quais uma sociedade busca informações , normalmente são manipulados a favor de alguns indivíduos . Assim, como jornais , revistas, redes de televisão revelam-se apenas como comercializadores de informações. Uma nação que deseja se impor como soberana e acima de tudo crítica pressupõe que as pessoas saibam utilizar seu senso crítico e desmanipular as informações obtidas por esses meios. Iformação não deve ser comercializada e sim fornedcida como um alimento indispensável na vida das pessoas e instrumento de mudança . Logo, com este novo sistema EAD , com certeza abrira grandes portas para muitos que nao conseguiram ate hoje um bom ensino de qualidade e instruir seus cidadãos para o processo de desenvolvimento de um país , realmente interessa em construir-se uma civilização prospera. Elen rocha

    ResponderExcluir
  17. Acredito que em toda história do EaD tenha havido muitas histórias como estas, e cada vez mais a educação está sendo valorizada e levada em conta como um leque de informações que se abre ao estudante, mas sempre àqueles que se interessam em ter novas qualificações, conhecimentos técnicos ou superiores e que vão atrás desse conhecimento seja qual for. Hoje em dia com a expansão de métodos de conhecimento, fica cada vez mais fácil e prático estudar, mas mesmo com toda essa facilidade momentânea, vêm as dificuldades, haja vista que é o aluno o responsável por aquilo que aprende, e cabe a ele, e somente a ele, fazer com que as oportunidades se concretizem, e as informações das quais ele usufrui sejam válidas. A disponibilidade nos cursos de EaD são definidas pelo próprio usuário, que organiza seus horários e compromissos com tais atividades, bem como em trabalhos de pesquisa a fim de se inteirar do assunto, para aquisição da dominância da disciplina. No país está cada vez maior o desenvolvimento de atividades ligadas ao EaD, que têm tido cada vez mais o apoio de órgãos governamentais e cada vez mais empresas aderindo a esse sistema de Ensino. Acredito que toda forma de conhecimento é válida, e sendo bem utilizada, não há problema algum.

    ResponderExcluir
  18. vanderlei andrade junior

    A EDA já existe a muito tempo mas somente agora ele se repercurtiu e passou a fazer parte do cotidiano de muita gente, infadiando casas, escritorios, empresas, escolas,etc.
    Essa forma de educação não exige que alunos e professores se encontram diariamente um na presença do outro, sendo assim tem como vantagem a flexibilidade de horário ,local,dia, para acessar o material.
    Para fazer um curso a distancia o aluno precisa ser motivado ,persistente e disaplinado muitas vezes ter que ler e fazer diversos pesquisa sobre o tema estudado sozinho, além de ter que cumprir com o calendario apresentado pelo curso.
    No mundo acelerado em que vivemos hoje a busca por informações é necessaria para não ficarmos pra traz, com isso aumentou-se muito a procura por este tipo de educação.

    ResponderExcluir
  19. Ensino a Distancia oferece de uma forma universal um novo metodo de ensimo onde entra em questao o desempenho daquele que necessita do aprendizado.Acessivel a todos de maneira a aumentar especializacao no curriculo ou ate mesmo a profissionalizaçao de pessoas que moram longe dos grandes centros urbanos,como nas regioes nortes e nordeste que tiveram grande aumento no numero de pessoas formadas desde sua implantaçao. Porem para adquirir um bom desempenho nas atividades depende somente do aluno que é responsavel pelo seu proprio aprendizado.

    ResponderExcluir
  20. Atualmente o mercado de trabalho exige estudo de seus funcionário e o EaD tem ajudado muito aqueles que não tem acesso ou recurso para estudar, desde o ensino fundamental, técnico até um curso superior, criando assim uma melhoria de vida ao cidadão, parabéns as pessoas que levam este recurso adiante.

    ResponderExcluir
  21. O ensino a distância que esta cada vez mais conhecido, é um metodo de ensino realizado por meio de tecnologias, onde professores e alunos estão separados fisicamente,mas podem estar conectados todos os dias,principalmente pela internet.Nesta era de propagação da informação os meios de comunicação como a televisão e a internet, são o braço direito do metodo de EaD, pois acaba sendo mais fácil e acessivel se chegar a informação, ja que as pessoas estão cada vez mais acostumadas com o computador, facilitando assim o ensino.
    O EaD tem possibilitado que uma grande parte da população faça graduação, pós graduação e até mesmo cursos profissionalizantes, de maneira mais rápida e econômica. Mesmo levando mais gente a um diploma, O EaD ainda seleciona os brasileiros, ja que muitos nem tem acesso a um computador, muito menos a internet.
    Ao se matricular em curso a distância, o aluno tem que ter conciência de que seu aprendizado dependera somente de seu esforço e que a busca pela informaçao é diaria. Neste contexto é preciso uma boa disciplina de horário do aluno, para que tenha o compromisso de estudar em casa todos os dias, como faria se estivesse matriculado em uma escola ou faculdade presencial. Com esta disciplina, o aluno de EaD conseguira aprender, tirar todas as dúvidas com o professor e conquistar o seu diploma.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  22. O EaD é mais uma ferramenta e válida de aprendizado e formação que está disponível para os novos formadores de opiniões. O nosso país necessita destas novas idéias. População com grau de estudo considerável lhe dá o direito de ter um pouco de dignidade entre as classes sociais. Este tipo de ensino é muito difundido nas regiões Norte e Nordeste. Aonde as escolas, faculdades e universidades são de dificil acesso, pois uma boa parte da população vivem no nas regões dos sertões e ribeirinhas. Outra importância e que os cursos mais procurados são para professores, após a sua conclusão, irão lecionaram em suas comunidades e cidades vizinhas, diminuindo o analfabetismo em nosso país que é de suma importância para um país que almeja melhor posição perante aos demais. Tambem temos que salientar que o esforço e o compretimento do aluno é importantíssimo para ter êxito neste tipo de ensino. Os moradores destas regiões que antes ficavam olhando a noite passar pelas janelas de sua casas hoje uma boa parte (principalmente jovens) estão sentados em bancos nas salas de aulas na maioria improvisadas, buscando conhecimentos, e com certeza os professores são aquelas formados através através do EaD.

    ResponderExcluir
  23. O EaD = Ensino a distância, acredito que seja o modo de auto-aprendizagem, onde se separa professor de aluno, ou seja o professor se torna intermediário dos saberes coletivos.
    O EaD esta cada vez mais no meio de nós, acredito que seja muito importante, pois seria um composto mais para o aprendizado...Já que usamos a internet para tudo como, estudar, trabalhar, conversar, se divertir entre outros mais... Por quê não usarmos a internet para o ensino a distância?
    Para as pessoas que tem uma vida cheia de correrias,que querem muito fazer uma faculdade, ou seja, ter uma auto aprendizagem, façam o EaD... Intermediário, super interessante, porém meio complexo, mais muito ajuda em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  24. A Educação a Distância através da net proporciona a possibilidade de uma formação acadêmica para quem mora em regiões distantes ou que tenham dificuldade financeira para poder ingressar uma instituição,sendo que os cursos oferecidos pelo EaD são mais em conta que os presenciais. E que de tal modo essa seria uma das formas para quem deseja ter uma formção, porque apesar das criticas por muitos, ja foi comprovado que o EaD tem o mesmo proposito de ensino, obtendo quase a mesma porcentagem das notas de cursos presenciais no exame do Enade, mas vale lembrar que depende mais esforço do aluno para obter sucesso em sua formação.

    Éderson

    ResponderExcluir
  25. A vontade de se obter novos conhecimentos, faz com que a pessoas busquem este novo metodo de ensino.A Eduacação a Distância (EaD) tem gerado conhecimento a varias pessoas que antes não podiam ter uma especialização pois não tinham tempo e nem mesmo condições de fazer algum curso. Muitas pessoas não acreditam que quem procura esse metodo de aprendizagem, possa realmente adquirir o conheceimento que lhe é passado, mas isso vai de cada pessoa, se quem procura realmente estiver disposto a adquirir todo o conhecimento que lhe esta sendo oferecido, pode e se tornara um grande proficional.O EaD tem o mesmo proposito de ensino d uma Universidade comum, trazer conhecimento de niveis superios a quem o procura. Hoje em dia, o EaD tem sido muito divulgado, creiu eu que em breve a maioria dos cursos basicos serão realizados desta forma, ou ate mesmo as universidades implantarao esse metodo de ensino dentro de sua grade anual.

    ResponderExcluir
  26. O Ensino a Distância foi criado para àquelas pessoas que não tem como presenciarem uma aula ou por motivo de problema físico ou por motivo de morarem em cidades que não há universidades, onde a mais próxima dali leva horas e até dias para chegarem. Também é utilizado para que os alunos tenham acesso a mais conhecimento, servindo como complemento para seus estudos. É um método inteligente e prático de se obter informações e de estudar. Pena que nem todos têm acesso (como as pessoas que moram no norte e nordeste brasileiros), o que já vira uma questão governamental. Mas o que está acontecendo é que o EaD está sendo utilizado por pessoas que tem condições e tempo de freqüentarem uma sala de aula mas não vão por preguiça ou por outro motivo banal. É um trabalho que anda sendo muito divulgado, e quem realmente deseja aprender tem que ter muito esforço e dedicação, só assim alcaçará seu objetivo.

    ResponderExcluir
  27. Cada vez mais se torna comum os cursos à distância. O EaD é um deles, que surgiu com o objetivo principal, atender pessoas menos favorecidas financeiramente, as quais por diversos motivos não tinham meios de ingressar em uma faculdade presencial. Com o avanço da tecnologia e com a inclusão digital, esses cursos à distância se tornam cada vez mais eficazes e mais interativos, visando que sempre a tecnologia está “fornecendo recursos” os quais possibilitam melhoramentos e praticidade em nossas vidas. Mas por outro lado, acredito que hoje em dia, esse objetivo principal do curso à distância (que citei acima), deixou de ter o mesmo valor em partes, pois muitas pessoas optam pelo curso não somente por ser mais acessível financeiramente, mas pelo comodismo oferecido por ele. Acredito também que abordagem das disciplinas não é a mesma, pois nos cursos presenciais, você tem “a liberdade” de esclarecer suas duvidas mais facilmente, o que um curso à distancia dificilmente proporciona.

    ResponderExcluir
  28. Com o crescimento tecnológico, a sociedade se adapta a novos meios de informação e conhecimentos. Um deles é o EaD (Ensino a Distância), um recurso que possibilita as pessoas terem um aprendizado de qualidade e baixo custo, sem precisar sair de casa.
    Essa forma de estudo depende muito do esforço e dedicação do aluno, para que o mesmo obtenha bons resultados.
    No entanto, esse recurso é um sistema de ensino, que abrange várias áreas, disponibilizando toda informação que o aluno necessita.
    Sendo assim, acredito que este, é um tipo de ensino de grande importância, pois, através dele adquirimos conhecimentos que terão valores tanto pessoais, quanto profissionais.

    ResponderExcluir
  29. O EaD surgiu para facilitar a vida de várias pessoas, é uns dos meios de educação que ajuda buscar ainda mais os conhecimentos , mas exige muito da pessoa que prefere o aprendizado por este meio.
    Exige, porque tem que ter disponibilidade,intesse e muita dedicação para levar os cursos a diante. O Ead, tem ajudado muito para o progressos na vida profissional quanto pessoal, por isso temos que buscar sempre informações para conhecer cada ves mais o EaD e ver que pode ser muito importante para todos.

    ResponderExcluir
  30. O ensino a distancia o EaD foi uma manera mais facil de estudar que foi criada para comunidade distantes que nao possuem uma universidade perto de sua comunidade,asim facilitando e melhorando a qualidade de educação destas pessoas que moram tao longe das grandes universidades.Lembrando que o EaD não é so para quem mora distante,qualer pessoa pode faser o curso basta ter disposição e boa vantade.FERNANDO CESAR

    ResponderExcluir
  31. O ENSINO A DISTÂNCIA VEIO COM O PROPÓSITO DE LEVAR CONHECIMENTO ÀS PESSOAS QUE NÃO TEM ACESSO ÀS FACULDADES, ALÉM DE AJUDAR QUEM TEM POUCOS RECUSOS FINANCEIROS PARA BANCAR UM ENSINO SUPERIOR REGULAR, POIS CURSOS EaD SÃO GERALMENTE MAIS BARATOS. QUEM NÃO TEM COMPUTADOR E NEM UMA MANEIRA DE ACESSÁ-LOS, CONTINUA COM DIFICULDADES AO ENSINO SUPERIOR.
    ALÉM DISSO, O EaD EXIGE MUITA DEDICAÇÃO DO ALUNO E FORÇA DE VONTADE EM ESTUDAR PARA SE TER SUCESSO NO CURSO. O EaD É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AS PESSOAS, POIS LEVA CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO, AGREGADOS À PRATICIDADE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Mermejo!
    Atualmente,vivemos em um mundo tão estressante e corrido em busca de cada vez mais melhorarmos nossa situação,tanto financeira quanto no conhecimento geral,que o EaD tem nos ajudado muito.
    A era da informática,da informação,celular,web cam que nos permite ter contato com pessoas que estão distantesde nós,está taõ aperfeiçoada que infelizmente quem não dominar,ficará para trás.
    Não que queiramos passar alguém para trás,mas o mundo vive em torno da tecnologia.
    As vezes temos que ter paciência com algumas pessoas,pois elas tem dificuldade em aprender e fazer algum tipo de trabalho sozinhas,outros não!Alguns são meio relaxadão mesmo,outros não tem a motivação,determinação,organização,tempo...
    Isso é o que pessoas como nós não podemos ter,pois o curso de administração exige todasessas qualidades de nós.
    Acho que o EaD não é tão difícil assim,é só falta de hábito;aliás todas as vezes que algué acessa a Internet,a maioria é para bater papo,mas vamos nos acostumar.Além disso temos aula com você duas vezes por semana para tirarmos dúvidas.
    Tendo força de vontade,conseguiremos superar todos os obstáculos e aperfeiçoar cada vez mais nossos conhecimentos!E vale a penalembrar:Que tem dificuldade,não é vergonha perguntar e tirar dúvidas!!!

    ResponderExcluir
  33. Como passamos a maior parte do tempo “grudados” em um computador é normal que busquemos a praticidade. É aí que entra o EaD. O ensino à distância funciona de várias maneiras, para as pessoas que não tem como fazer uma faculdade presencial, por motivos financeiros ou de localização, para aquelas que gostariam de fazer um curso que não existe “por perto”, às vezes ela quer fazer um curso de astronomia que existe em EaD só no Maranhão, ou ainda e talvez o principal objetivo, para pessoas que buscam o “próprio” conhecimento, que se desafiam para saber até onde são capazes de chegar, afinal no EaD você tem que ir atrás do seu estudo, ninguém ficará cobrando ou lhe lembrando do que precisa ou não fazer, você terá de ser responsável por seu curso. É interessante, afinal a pessoa terá de se planejar para conseguir cumprir tarefas, pesquisas, atividades. Acredito que o EaD seja um complemento para o conhecimento, uma ferramenta para nos ajudar, mas não acredito que a pessoa sem antes ter ideia do que seja uma faculdade tenha condições de acompanhar um curso assim, pois a imagem que se tem do EaD é que será fácil, e só depois que se começa que percebemos que não é bem assim.

    ResponderExcluir
  34. A Ead tem evoluido muito atraves dos anos, antes o curso a distancia nem era reconhecido por empresas, mas agora não só universidades particulares mas também as publicas estão abrindo cada vez mais cursos nesta modalidade, ajudando cada vez mais as pessoas que sempre sonharam em ter uma profissão, um diploma!

    ResponderExcluir
  35. Ao ler sua cronologia da EaD em sua própria vivência, pude me perguntar o seguinte:"será que alguém, em qualquer lugar do mundo, de alguma forma, deixou de ter contato a EaD?" É claro que estou me referindo a sua amplitude, que vão desde os catálogos de aprendizagem, como seu curso de desenho. A minha EaD que me levou a uma real aprendizagem foi em relação à música, mais especificamente aprendi a tocar violão através de revistas didáticas e até mesmo revistinhas de músicas. Quem nunca viu nas casas das senhoras coleções completas de receitas de bolo, doces, pratos salgados? Elas primeiramente recebem a formação de suas mães, mas o aprimoramento da técnica fica por conta dos catálogos...
    Assim, vejo a EaD em sua amplitude e como os pratos que nossas mães fazem, que aprenderam por revistas, nos encantam, também nos podemos encantar no ambiente profissional mostrando o que aprendemos através da EaD.

    ResponderExcluir
  36. A respeito sobre EaD, tenho um contato sobre o assunto, foi quando comecei o meu aprendizado com datilografia, no caso foi através de livros sobre conhecimentos básicos sobre datilografia, que consegui emprestados com uma tia, que morava em Ribeirão Preto, comecei passo a passo através dos livros, no início foi muito difícil, pois as dúvidas eu não tinha como resolver no momento, tinha que aguardar os finais de semana, quando ela vinha até minha casa, ai eu esclarecia com ela os pontos onde eu não conseguia me estabelecer, ela tinha conhecimentos sobre o assunto, pois ensinava datilografia na cidade onde morava, mais tarde conclui meu curso de datilografia, em uma escola profissinalizante. Percebo que muitas coisas mudaram, os conceitos sobre EaD melhararam de uma forma que todas as necessidades são resolvidas de acordo com a força de vontade de cada um.

    ResponderExcluir
  37. Quem faz o curso de qualidade ou nao é o aluno. Dele parte a iniciativa e a vontade de aprender ou apenas frequentar um curso. Claro que o governo nao liga mto para ensino de qualidade senao jamais haveria essa tal de progressao continuada, que é um gesto terrível de violencia contra os cidadaos brasileiros. Para quem tem dificuldades, seja elas quais forem, e procurar um curso a distancia, na minoria sera para ter em maos apenas um diploma, e sim, para ter em mente sabedoria. O governo deveria ajudar e incentivar esses cursos de EaD.

    ResponderExcluir
  38. Paulo Fernando Baldini5 de outubro de 2009 às 11:27

    O EaD esta crescendo cada vez mais no Brasil, são novas tecnologias de softwares, popularização do computador e da banda larga para internet nas camadas mais pobres e regulamentação do MEC são alguns dos principais fatores que contribuiram para essa realidade.
    Algumas das vantagens de se fazer um curso a distância seria:
    CONVENIÊNCIA: Na maioria dos casos, a qualquer época do ano, você pode iniciar um curso on-line. Nada de ficar esperando abertura de turmas ou ficar preso a prazos rigorosos;
    RITMO PERSONALIZADO: Não importa seu grau de dificuldade, você não esta preso ao ritimo dos outros demais alunos;
    ECONOMIA DE TEMPO: O tempo e dinheiro que você economiza fazendo um EaD dependendo do seu ritimo, permitirá que você faça outros cursos em pararelo;
    CUSTO: Nada de custos com deslocamentos e alimentação para o local. A instituição de ensino tem bastante economia já que não precisa disponibilizar salas de aulas, professores exclusivos, enfim, toda a infra-estrutura necessária, possibilitando inclusive melhores preços quando comparado ao do curso presencial.

    (Paulo Fernando)

    ResponderExcluir
  39. Vivemos em um mundo onde as pessoas, estam constantemente buscando novas técnologias para um futuro melhor.O Ead é sim uma dessas técnologias,onde as pessoas que não tem tempo para ir a uma escola, pode se formar através do ensino a distância,fazendo do Ead um instrumento muito util para um futuro melhor.
    Pessoas essas que muitas vezes tem que andar quilômetros para poder estudar,ja com o Ead isso se torna mais facil,sem falarmos que no Ead quem faz o profissional que queremos ser sómos nós mesmo, pois depende muito da nossa força de vontade ,disposição e desempenho para poder fazer as atividades que nos é passado.Só para reforçar tenho uma amiga que se formou em pedagogia através do Ead e hoje é uma ótima profissional.

    (José Paulo)

    ResponderExcluir
  40. Apesar de pouco explorada ou até mesmo pouco conhecida pelos estudantes brasileiros a Ead, por suas inúmeras vantagens, é um interessante e válido meio de aprendizagem. Baseia-se muito na vontade do seu usuario em obter êxito, pois na falta se um professor presente cabe a ele buscar e aplicar seus conhecimentos adquiridos.
    Sua importância se acentua em regiões onde há dificuldade de conseguir um estudo presencial, seja por falta de escolas especializadas ou pela distãncia destas. A Ead é mais uma ferramenta importante que o mundo globalizado nos prorporcina, basta que nós alunos e principalmente nossos governantes se atentem para isso, fazendo-a cada vez mais difundida em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  41. Nos dias de hoje acho muito importante o EaD pois há pessoas que precisam trabalhar e estudar, porém, as empresas exijem pessoas cada vez pais capacitadas, com a ajuda do EaD estas pessoas conseguem fazer cursos tecnicos ou até um curso de nivel superior sem deixar seu trabalho de lado, no mundo moderno esse tipo de especialização ainda vai se tornar mais comum do que imaginamos...

    ResponderExcluir
  42. O ensino a distancia nos oferece a possibilidade de se formar sem sair de casa, mas para isso temos que força de vontade, pois esse tipo de curso é muito trabalhoso.
    Mas esse cuso de EaD é sugerido para aquelas pessoas que não tem condições de frequentar uma sala de aula ou que moram em lugares que não existe escolas ou universidades,mas existe uum computador que funciona através de transmiçãovia radio onde facilita muito para as pessoas que pretende ser alguém na vida, mesmo morando distante das cidades.
    Mas existe pessoas que mora na cidade,onde existe universidades e escolas que preferem fazer esse curso de EaD, mas nem todos consegue concluir, pois esse cuso exige tempo, e nem todo mundo têm,portanto é preferível para quem mora na cidade ir até uma sala de aula como fazemos normalmente.

    ResponderExcluir
  43. Vera Lúcia N. Almeida7 de outubro de 2009 às 12:21

    EAD = Tecnologia e Informação
    O Ensino a distância é muito importante para o aprendizado das pessoas, pois possibilita ao aluno uma maneira de aprofundar seus conhecimentos através de cursos profissionalizantes à distância, além de receber o certificado de conclusão.
    Podemos aprender coisas que imaginávamos que seria impossível. Muitos alunos têm dificuldade com essa modalidade de ensino, porque estão acostumados ao ritmo da aula presencial, onde o professor pode tirar todas as dúvidas facilmente. Hoje apesar de estarmos na era da informação, onde ficamos sabendo de tudo o que acontece no mundo inteiro através de um simples acesso a internet, ainda existe muitos lugares que não conhecem o Ensino a distância, que é capaz de transformar o conhecimento das pessoas.
    Nesse método de ensino é muito importante que o aluno tenha motivação e força de vontade para aprender tudo o que deseja e necessita.

    ResponderExcluir
  44. É fantástica a capacidade das pessoas de superar obstáculos. No meu caso, fui apresentado a um computador, e seus recursos, apenas aos 27 anos. Antes disso não tinha acesso, primeiro por morar na fazenda e depois por desenvolver funções que não cobravam esse tipo de recurso.
    Comecei, com muito empenho, a fazer cursos (computação, telecomunicações,eletrotécnica, qualificação profissional, etc), todos presenciais. Mas os trabalhos extra-sala,
    necessitavam de ferramentas como a internet, onde comecei trabalhar num ambiente de constante mudança. A velocidade das informações levam o estudante a atualizar constantemente seus conhecimentos e conceitos.
    Hoje, entendo a impotância dos meios tecnológicos para ajudar a formar cidadões melhores e mais bem preparados para os desafios do futuro. Usando as novas tecnologias de forma virtuosa, poderemos alcançar o desenvolvimento sustentável dos recursos disponíveis ao Homem.
    Com a popularização do EaD (com cursos acessíveis a maioria), vai diminuir as desvantagens economicas daqueles que sonhavam em se especializar. Cada vez mais a força de vontade, de cada um, vai determinar seu sucesso profissional.

    Cleverson Michel Rosa.
    2º Adm

    ResponderExcluir
  45. Realmente o curso de EaD existe para revolucionar o mundo da educação e provar mais uma vez que não se forma em cursos,faculdades e outros quem realmente não quer.Pois a variedade e facilidade que essa modalidade nos traz é infinita, é claro que é preciso muita força de vontade e disciplina para se dar continuidade ao curso.Tive minha 1º experiencia com o curso a distancia na faculdade no curso de Metodologia cientifica e tive total aproveitamento sobre a matéria durante o curso, como eu preferia fazer nos horario vagos de aula foi mais facil manter a disciplina sobre o curso e por ser tambem constantemente supervisionada pelo coordenador de curso da faculdade.
    Já na 2º experiencia do EaD não tive tanto sucesso acabei não acompanhando as aulas semanais e me enrolei e abandonei o curso.
    no meu ponto de vista o EaD é um curso excelente como em aula presencial porque em ambos tudo depende da desenvoltura, curiosidade e determinação do aluno para que o curso passe o necessario, e nos dois você precisa pesquisar e buscar conhecimentos fora,o supervisor ou professor só servi como uma base para passar conhecimentos e esclarecer dúvidas.

    ResponderExcluir
  46. Realmente o EAD vem promovendo um trabalho muito importante nas vidas das pessoas que procuram mais conhecimentos, porem, não tem tempo de estar freqüentando uma sala de aula. O legal é saber que existe até o Decreto 5.622, de 19.12.2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 (LDB) que define Educação a Distância como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. A aprendizagem se realiza à distância, ou seja, participante (aluno) e educador (professor) estão distantes fisicamente. Com a EAD mediada por computador, os participantes estudam no local e horário que mais lhes convém, e no seu próprio ritmo, podendo mais facilmente conciliar a aprendizagem com compromissos pessoais e profissionais.
    Outra coisa que eu achei bem interessante sobre o EAD é que existem determinadas instituições de ensino que optam por fazer cursos no qual o aluno recebe em casa todo o material de estudo impresso, as atividades que devem ser cumpridas e um cronograma de entrega dessas atividades. Se durante o seu estudo ele tiver alguma dúvida ele pode escrever uma carta ao professor ou telefonar. Esse modelo de EAD ficou bastante conhecido por “curso por correspondência” e é ainda bastante utilizado, principalmente nas regiões norte e nordeste para atender populações isoladas e carentes de acesso a tecnologias mais modernas. É valido lembrar que, a interação professor-aluno, a relação entre colegas de curso, mesmo a distância, é uma prática muito valiosa, capaz de contribuir para evitar o isolamento e manter um processo instigante, motivador de aprendizagem, facilitador de interdisciplinaridade e de adoção de atitudes de respeito e de solidariedade ao outro.

    Adriana Souza - 2º semestre Adm

    ResponderExcluir
  47. Esse mundo em que vivemos hoje precisa e necessita de informação para alcançar nossos objetivos alguns mais esforçados outros nem tanto mais a informação está por todos os lados bastamos sabem procuram e entender o que ela nos passa de mais importante em nossas vidas o EaD mostra mais um caminho para essa informação nem todos nos estamos preparados para esse novo tipo de informação, mas o EaD mostras mais uma forma de aprendizado que podemos ter e com esforço e perseverança podemos ter muito mais aprendizado e informação que podemos imaginar nesse novo mundo na internet muitos passam horas e horas na frente de um computador mais sem informação alguma e outras procurando saber o que acontece no mundo esse é o mundo da informática o mundo do conhecimento da informação onde todos podemos aprender e sem quase gastos algum apenas com esforço e perseverança e a vontade de aprender algo sempre novo.

    ResponderExcluir
  48. Educação a distancia é uma maneira de ensino que permite ao estudante não estar fisicamente presente em uma sala de aula e sim em um ambiente virtual.
    O EaD tem como objetivo levar conhecimento individual e social de forma prática e eficaz, criando possibilidades de aprendizagem.
    Creio que muitas pessoas já tiveram experiências com o EaD, mesmo que tenha passado despercebido. Com o avanço da tecnologia e da informatização, em um futuro não muito distante, essa modalidade de ensino será muito praticada.
    Varias universidades já estão adotando essa modalidade, vários cursos já estão disponíveis. Não só as universidades, mas vários outros tipos de instituições já dispõem de cursos EaD.
    Então é interessante que a sociedade busque conhecer essa modalidade e a participar da inclusão digital, pois assim podem ter uma opção diferente de ensino.

    ResponderExcluir
  49. Rodrigo Silva

    o Ead é uma forma de aprendizado muito complexo, em várias áreas proficionais, possibilitando que o individuo de qualquer lugar do mundo, tenha o conhecimento em sua casa.
    O EaD também é importante para pessoas que moram muito distantes das escolas presenciais, tornando assim muito mais fácil o estudo e o aprendizado.
    Mais a educação a distancia, requer do aluno muito mais dedicação e paciencia
    para o aprendizado, porque senão nai ser nada mais do que tempo perdido.

    ResponderExcluir
  50. Por estarmos em um mundo cada vez mais globalizado, que nos obriga a estar constantemente atualizados com relação a tecnologia e informação, o EAD surgiu como um método de ensino a distância para que possamos aprender sem a necessidade de estar presente em uma sala de aula. Por um lado é bom para pessoas que não tem tempo de estar presente em sala de aula, devido à exigência da maior parte do tempo da pessoa para com seu trabalho ou que vivem em cidades onde uma escola de nível superior é distante da onde vive. Este também é um método de custo mais baixo, por ser à distância e não necessitar de estar com um professor ou em uma escola, ou seja, apenas com encontros semanais, quinzenais ou mensais. Mas o EAD só convém mesmo a pessoas que são auto-aprendizes, pois é um método onde o aluno terá que aprender praticamente sozinho, e caso não seja um auto-aprendiz terá mais dificuldade de aprendizagem.

    ResponderExcluir